Saudade…


Eu nunca fui muito fã da língua portuguesa, pra mim ela sempre foi cheia de armadilhas para quem não sabe utiliza-la muito bem. O que sempre foi o meu caso. Eu gosto de línguas que são diretas, de verbos que significam o que devem significar, palavras que querem dizer uma única coisa. Admito que para alguém que sempre gostou tanto de falar e escrever é estranho não gostar da sua própria língua. O mais triste é que eu acho que não há ainda um meio de comunicação que permita uma interpretação única, nem mesmo a fotografia é capaz de tamanha a genialidade. 

Eu sou do tipo de pessoa que observa e gosta de como as palavras soam. Como se movimenta a boca para pronunciá-las e por fim o seu significado. Mas acredito que a palavra mais bonita da língua seja “saudade”. O porquê? Porque saudade é um sentimento que só os que falam português conseguem sentir, não há sinônimos ou palavras em outra língua que sejam capazes de reproduzir tal sentimento. E isso é tão bonito, é por palavras assim que eu sinto vontade de escrever, por mais que eu não o faça tão frequentemente assim.

E saudade é algo que eu sempre senti, acho que de todos os sentimentos o que eu mais tenho chama-se saudade. Isso pode soar um pouco saudosista e até (bastante) irônico para quem diz que olha tanto para o futuro. Mas é impossível imaginar um futuro melhor sem olhar para o passado.

E o melhor é que não dá pra sentir saudade de algo que foi mal, se você sente saudade é porque de alguma situação sobrou algo de bom. Tudo parece melhor agora, mas não está. Eu segui enfrente, mas ainda não consigo olhar nos olhos das pessoas que eu prezo tanto por coisas boas, porque eu tenho vergonha de não poder ser o que elas imaginaram um dia que eu podia. E a verdade é que eu nunca poderei ser essa pessoa. E doí mais do que se possa imaginar admitir isso pra mim mesmo.

O problema de sentir saudade dessas pessoas é pensar que tudo o que eu vivi, tudo o que eu ri, tudo o que a gente passou junto foi uma mentira… Porque pra mim parece assim a vezes.

Deixe um comentário

