Sobre o “The Voice Brasil”


Hoje de manhã e ontem a noite esse era o assunto mais comentado nas redes sociais. Eu li várias coisas sobre, muitos elogiando e muitas críticas. Algumas dessas críticas nas minha concepção estão bruscamente erradas. Concluindo esse texto é um mix de opiniões sobre um dos melhores programas internacionais na sua versão brasileira.

Sobre o Sam Alves: Primeiro todo mundo sabia que ele ia ganhar esse programa, e não foi por competência, e sim por ter sido rejeitado pelo “The Voice USA”. Pera Luiz você tá dizendo que o cara não tem talento? Não, ele tem talento e muito, mas ele era a melhor voz ali? Talvez.

the voice brasil 2013

O cara canta e bem, mas não é o que eu esperava no The Voice. E isso fica bem claro quando vemos as outras edições dos outros países. Você sente o clima de competição e superação entre mentores e candidatos, o que na verdade, falta, e muito, na nossa versão. Temos bons treinadores (tirem a Claudia Leitte dessa), eles são ótimos músicos, mas eles são amigos demais, e menos competidores, eles parecem bobos da corte prontos para entreter o público leigo sobre música.

O que falta é um pouco mais de tato e treinamento dos mentores, se você parar pra perceber eles não falam nada sobre o alcance ou sobre as notas dos candidatos, o que era pra rolar em um programa que tem como nome “The Voice”. E não para por aí, não vejo filmagens dos mentores realmente treinando seus pupilos, porque é isso que acontece ( que o diga a Christina Aguilera errando Single Ladies), principalmente quando o apresentador diz “E agora os mentores vão mostrar como se faz”. A Globo está mais preocupada em deixar uma boa imagem do que fazer uma coisa bem feita. Culpa provável do Boninho, mas eu não esperava nada além disso de alguém que é o diretor do BBB né?

O Depois… Ontem o programa contou com uma apresentação da ultima ganhadora Ellen Oléria, que eu sabia que ia ganhar desde as audições porque, cara, ela tem talento. Eu fiquei horrorizado com a participação dela. Eu achei um desperdício a voz dela. Uma pessoa com uma poderosa extensão feito da Ellen cantando um MPB que força a dizer palavras rápido, é isso mesmo? Eu fiquei esperando muito das notas prolongadas o que não aconteceu. E qual é a desculpa? MPB é assim? Bem, o mercado brasileiro de música precisa de uma voz como da elem para cantar baladas também, algo que toque a alma. E não mais uma coisa MPB, que reflita a nossa brasileiridade porque isso está em nosso sangue. Precisamos de uma diva, que não cante axé ou tecno brega e cante música direito com uma voz potente (sim, Sandy você é muito água com açúcar pro meu gosto.).

E por fim o “mimimi” da falta de brasileiridade do menino(?) Sam Alves. Sério que vocês querem Brasil em um programa tem um modelo internacional? É isso mesmo? Assistir Qual é o Seu Talento no SBT ninguém quer né? Porque aquele programa é genuinamente brasileiro. O cara canta em inglês deixa ele, e é até bom. O Brasil está em um momento que deve se mostrar para o mundo, tenho orgulho do português porque nós temos a palavra “saudade”, mas precisamos aprender a comunicarmos com todo mundo, e as vezes só a melodia não adianta (porque Beyoncé dançando Ah Lek Lek todo mundo gostou né?). Sem falar que todo mundo agora fala isso, mas eu dúvido que alguém que falou mal do Sam saiu da sua zona de conforto, pegou o computador e votou na Lucy, porque ela é cara do Brasil. E por fim o Sam tem liberdade de expressão e pode cantar o que bem entender, e antes mesmo de criticá-lo critiquem sua mentora, pois é ela quem escolhe a música.

Está na hora das pessoas criticarem as pessoas certas e não as que são fruto do sistema.

Melhor imagem sobre o tema:

Fotos do mural

Deixe um comentário

